Boa noite a todos!
Cumprimento o Conselho Diretor do GEP Marília e Região, Formandos, Senhores Pais e Amigos aqui presentes.
Nesta cerimônia de hoje dirijo-me especialmente aos formandos que nessa noite cumprem a etapa de conclusão do Curso de Formação de Psicoterapia Psicanalítica. Essa é a 13º turma que se forma conosco. A vocês espero dirigir algumas poucas palavras que possam acompanhá-los, e servir de pontos de reflexão em seus caminhos na busca do vir a ser de cada um.
São palavras nos moldes daquelas que nós um dia já dissemos aos nossos filhos quando esses alcançam seus voos. Queremos que levem algo não como regra ditada de forma rígida, mas reflexões que levarão na mala vindas de
nossos corações quando podemos dizer: – Confesso que vivi. E nesse viver aprendemos que a busca do conhecimento, do estudo é uma tarefa que não tem fim. E assim digo-lhes que um de meus votos para vocês é que saibam que nossa busca é constante. Somos eternos estudantes. Há um ensinamento na música de Wagner Tisso e Milton Nascimento que em ocasiões como esta nunca deixamos de nos lembrar – Coração de Estudante –, é uma canção que fatalmente vem a nossa memória. Em uma das estrofes dessa verdadeira poesia eles dizem: “Mas renova-se a esperança, nova aurora a cada dia. E há que se cuidar do Broto. Para que a vida dê flores e fruto.”
Desejo que vocês possam sempre estarem atentos para identificar um Broto que apareça e que pode ser que venha de várias partes – De suas metas profissionais, de seus relacionamentos, projetos e sonhos. Cuidem bem dos Brotos – eles nos dão flores e frutos. Sua decisão de formar-se como um psicoterapeuta psicanalítico possivelmente veio de vários motivos – Tanto
de conhecer-se melhor como ser humano, como conhecer também melhor cientificamente o ofício e exercer a profissão com mais segurança. Isso lhe proporcionará a chave de aprendizado durante toda a vida e seria interessante sempre reservar um tempo para descobrir muitas formas de compreensão da mente humana – Temos uma infinidade de autores, de assuntos nos esperando para serem descobertos por nós. Estude sempre muito, a vida inteira. Trabalhe muito também. Aí estará sua experiência. É um ofício que não tem meio termo. Você tem que fazer uma imersão.
Aprender com seus mestres, aumentar a chance de você ir construindo uma maneira própria de ser e pensar – essa é a meta.
Procure sempre fazer parte de uma instituição- dedique tempo para sua profissão. E não fique sozinho. Participe junto a seus pares. Mas dedique tempo principalmente para sua vida como um todo. Divirtam-se. Tanta coisa existe para ler, ouvir, assistir e em nossa profissão há algo tão interessante – conforme você se diverte, tem momentos de prazer, encontra bons amigos,
bons amores, bons lugares para conhecer, tudo reverte em maior aprendizado sobre o ser humano e consequentemente tudo isso amplia sua escrita, sua compreensão analítica quando estiver trabalhando. Cuide então de seu estudo, sua diversão e vivência e cuide de seu corpo. Ele tem uma tendência natural ao sedentarismo em função do ofício. Precisa ser cuidado, mesmo porque é uma profissão que lhe permite trabalhar até numa idade mais avançada, por isso prepare-se para aproveitar o tempo maior que lhe espera. Ao estar saudável, o tempo útil da vida profissional aumenta.
Por fim gostaria de ressaltar que há um modelo de formação psicanalítico que usamos dentro de nossas instituições que não é o único, mas é o mais praticado por nós que se chama Modelo Eittingon. Esse modelo aponta que um tripé na formação:
- Análise pessoal;
- Supervisões;
- Seminários.
Mesmo que você não siga uma formação psicanalítica clássica, lembre-se de estar atento a essas três necessidades: - Seminários;
- Cuidar da mente;
- Cuidar de seu desenvolvimento profissional;
- Estudar – evoluir teórico e clinicamente.
Finalizo saudando todos vocês! Parabéns aos Docentes, aos nossos
funcionários e seus familiares e; principalmente parabéns para vocês
queridos formandos por essa conquista!
Últimas palavras, empresto as de Cecilia Meirelles:
Renova-te
Sê sempre o mesmo
Sempre outro
Mas sempre alto
Sempre longe
E dentro de tudo
Cibele Maria Moraes di Battista Brandão
Presidente do Grupo de Estudos
Psicanalíticos de Marília e Região