Comissão de Serviços à Comunidade

Destina-se a formação, informação e encaminhamento para atendimento psicoterápico. Para isso conta com três subcomissões: 
Serviço de Orientação e Encaminhamento (SOE), Curso de Formação em Psicoterapia Psicanalítica (CFPP) e Comissão Científica e Divulgação da Psicanálise.

Comissão de Serviços
à Comunidade
Coordenadora: Ligia Mara de C. Ortolan
ligiaortolan@yahoo.com.br
Auxiliares: Luiza Fogaça e
Fatima de Paula Gonçalves

 

Comissão de Orientação e Encaminhamento (SOE)

O Serviço de Orientação e Encaminhamento (SOE), faz parte da Comissão de Serviços à Comunidade do Núcleo de Psicanálise de Marília e Região NPMR.

Este serviço foi formado em 1998. Através da iniciativa de alguns profissionais ligados ao Núcleo, originou-se com o objetivo de orientar e encaminhar pessoas interessadas em atendimento psicoterápico de orientação psicanalítica à profissionais que atendem a um preço acessível. Esses profissionais são agregados ao NPMR e/ou estudantes do Curso de Formação em Psicoterapia Psicanalítica do Núcleo.

O SOE beneficia a comunidade através de seu serviço de qualidade, bem como proporciona ao profissional que está se especializando em psicoterapia psicanalítica a possibilidade de atender essas pessoas que estão interessadas em realizar acompanhamento psicoterápico.

O serviço é composto por um coordenador, um auxiliar e um assistente social que trabalham de modo a tornar possível a efetivação do processo, isto é, orientar, encaminhar os pacientes e capacitar os profissionais para a realização dos atendimentos clínicos.

O profissional vinculado a prestação de serviço pelo SOE assume a responsabilidade pelo paciente que o procura. Para isso é capacitado em sua formação clínica, teórica e técnica através dos diversos cursos oferecidos pelo Núcleo. Existem também as reuniões científicas do serviço que ocorrem mensalmente onde o profissional recebe capacitação durante o decorrer do ano, tendo possibilidade de ampliar e aprofundar seu trabalho clínico.

Atualmente além da capacitação que os profissionais recebem e o atendimento clínico que oferecem, participam de duas novas subcomissões formadas pelos mesmos. São elas: científica e de divulgação.

A subcomissão científica encarrega-se de produzir textos psicológicos orientativos para a comunidade que são postados no facebook e site do Núcleo, como também realiza palestras psicológicas em EMEIs e EMFs para o corpo docente e pais.

A subcomissão de divulgação realiza visitas em instituições onde apresenta o serviço através de palestras psicológicas orientativas. Além das visitas, utiliza os meios de comunicação para a divulgação do serviço através de palestras.

Essa parceria entre profissionais e comunidade resulta na disseminação da psicanálise e seus benefícios ao sofrimento humano vivido por aqueles que a procuram.

Av. Rio Branco, 1132 • 2º Andar • Sala 21
Ed. Rio Negro Center | Sen. Salgado Filho
Marília | São Paulo | CEP: 17502-000
Telefone: (14) 3413-3307 | (14) 99614-6782