A criação oficial do Núcleo de Psicanálise de Marília e Região deu-se em 26 de novembro de 1994. O intuito era agregar os membros e candidatos da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) que residiam na cidade de Marília e na Região.

O Núcleo foi fruto de um movimento que iniciou em Marília na década de 70 com os primeiros analistas que foram Alfredo Menotti Colucci e José Américo Junqueira de Mattos. Ambos estavam em formação na SBPSP. Na década de 80 começou um intenso trabalho de estudo por meio da formação de grupos teóricos e de supervisões dos terapeutas que tinham interesse pela atuação na linha psicanalítica. Nesse período colegas das Sociedades de Psicanálise de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre estiveram presentes.

Através da criação do Núcleo atividades científicas e de estudo puderam ocorrer. As pessoas interessadas na Psicanálise e que tinham essa abordagem como fundamento de seu trabalho terapêutico começaram a participar das atividades científicas. Essas pessoas tornaram-se agregados. Participam de atividades científicas que são abertas, pois não possuem filiação nas Sociedades de Psicanálise.

Os setores que compõem o Núcleo são: Conselho Diretor, com os cargos de Presidente, primeiro e segundo Tesoureiros. Comissões de Ética, Científica, Cultural, Publicação e Informática e Serviços à Comunidade.

Obras da Nova Sede – Núcleo de Psicanálise de Marília e Região

Av. Rio Branco, 1132 • 2º Andar • Sala 21
Ed. Rio Negro Center | Sen. Salgado Filho
Marília | São Paulo | CEP: 17502-000
Telefone: (14) 3413-3307 | (14) 99614-6782