Comissão de Biblioteca
Coordenadoras: Vânia Maria Martins Lopes e
 Gisele Demarchi
Bibliotecária: Natany de Souza dos Santos
 biblionpmr@gmail.com

 

Comissão de Biblioteca

Biblioteca “Alfredo Menotti Colucci” do Núcleo de Psicanálise de Marília e Região, inaugurada em 23 de fevereiro de 2008, tem como finalidade oferecer à instituição um acervo psicanalítico de qualidade, num espaço vivo, onde o conhecimento possa transitar livremente e que esteja ao alcance dos seus Membros, dos que buscam formação em Psicanálise e dos demais interessados no tema.

Existe uma Comissão de Biblioteca que coordena as suas atividades, juntamente com o bibliotecário responsável.

A biblioteca do NPMR é especializada em Psicanálise e seu acervo é composto por livros, monografias do curso de especialização, obras de referência, periódicos e obras raras. A biblioteca também é fiel depositária dos registros que constituem a história do Núcleo de Psicanálise de Marília e região.

Comissão Científica

A Comissão Científica trabalha no sentido de construir espaços que favoreçam a reflexão psicanalítica, oferecendo uma programação que visa atender a todos aqueles que se interessam pela Psicanálise, nos mais diversos níveis, procurando contribuir com o aperfeiçoamento científico, a formação continuada, a prática consciente, bem como a produção de trabalhos científicos.

Comissão Científica
Coordenadora: Cibele Maria M.
Di Battista Brandão
cibelebrandao@cibelebrandao.com.br

Auxiliares: Carla Crepaldi de Melo Pádua
Edna Carlos Cardoso

 

Comissão Cultural
Coordenadora: Cassia Teixeira Assef
cassiaassef@hotmail.com

Auxiliares: Eliana Romera
Rosa Maria Batista Dantas
Silvia Cristina Aoki Tadim

 

Comissão Cultural

Tem como proposta a divulgação da Psicanálise para a comunidade, por meio de atividades periódicas, reunindo pessoas interessadas em refletir sobre os diferentes aspectos das relações humanas contemporâneas. Destacamos três projetos:
Cine – Debate, Noites de Biblioteca  e Tardes de Sábado. Essas atividades têm contado com a participação maciça da população, tendo apresentações de certos filmes com mais de 100 pessoas.

Comissão de Cursos de Formação
em Psicoterapia Psicanalítica

A Comissão de Cursos de Formação em Psicoterapia Psicanalítica (CCFPP) é uma Comissão do NPMR com a finalidade de administrar os cursos de formação psicoterápica.

Coordena os Cursos de Formação em Psicoterapia Psicanalítica (CFPP), bem como a continuidade desta formação com os Cursos de Aprimoramento em Psicoterapia Psicanalítica (CAPP)

O Curso de Formação em Psicoterapia Psicanalítica tem como objetivo a formação teórica e técnica em psicoterapia psicanalítica e assim qualificar profissionais graduados nas áreas de psicologia e psiquiatria, e outras que exerçam legalmente atividades de atendimento clínico. Visa, preparar os profissionais para o atendimento clínico de pacientes adultos, e expandir o conhecimento psicanalítico para que mais profissionais tenham acesso e se beneficiem dos seus resultados.

 

Comissão de Cursos
Coordenadora: Silvana Maria F.
Neves do Amaral
silvanamamaral@gmail.com
Auxiliar: Angelina Menon Oliveros

O CFPP do NPMR não forma “psicanalistas”, nem autoriza que os seus formados se intitulem como tais. A formação psicanalítica stricto sensu deve ser realizada nos Institutos de Psicanálise das Sociedades Psicanalíticas filiadas à IPA.

O CFPP tem como objetivo geral preparar os interessados para o exercício da atividade clínica como Psicoterapeutas de Orientação Psicanalítica.

Dentre os objetivos específicos, pretende-se que ao concluir o curso, o profissional deverá estar apto a fazer uma avaliação psicodinâmica dos pacientes a serem atendidos, bem como executar os procedimentos terapêuticos dentro de um referencial psicanalítico. Também se espera que os alunos possam avaliar os procedimentos e os processos implicados no atendimento e fazer encaminhamentos a outros profissionais, quando indicados. Por fim, que possam desenvolver uma conduta ética no tratamento de seus pacientes e na relação com os colegas e Instituições.

Quanto ao conteúdo programático serão ofertadas as disciplinas de Freud, Klein e Bion como base teórica. Psicopatologia psicanalítica e psicodinâmica e Fundamentos filosóficos da Psicoterapia Psicanalítica são ofertados para uma introdução ao estudo da cientificidade dos fundamentos psicanalíticos. Com relação a teoria e prática clínica há a Disciplina de Teoria da Técnica e Seminários Clínicos. O desenvolvimento da Disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica, com um trabalho de conclusão de curso (TCC) orientado pelos docentes, visa desenvolver a pesquisa e a comunicação escrita.

O CFPP tem a duração de 2 anos, com aulas semanalmente às sextas-feiras em período integral. A seleção é bianual, nos anos pares, com inscrições antecipadas de acordo com editais da Secretaria do NPMR.

Como complemento, objetivando a continuidade da formação em Psicoterapia Psicanalítica, O NPMR oferece o Curso de Aprimoramento em Psicoterapia Psicanalítica (CAPP) aos formados em seus Cursos de Formação em Psicoterapia Psicanalítica, com disciplinas programadas semestralmente ou anualmente, de março a junho e de agosto a novembro em acordo com o interesse dos alunos e da programação segundo a oferta dos docentes do CAPP.

Comissão de Ética
Coordenadora: Silvana Maria F.
Neves do Amaral
silvanamamaral@gmail.com
Auxiliar: Angelina Menon Oliveros

Comissão de Ética

A Comissão de Ética será constituída pelo Presidente, Primeiro Secretário e por um membro eleito, que deve obrigatoriamente estar qualificado como Membro titular, quando não forem alvo das ações.

As atividades da Comissão de Ética serão regidas pelo Código de Ética sancionado pelas Sociedades de Psicanálise pertencentes à IPA e ABP, às quais o Núcleo está filiado e pelas normas que vierem a ser estabelecidos pela Comissão, bem como às da legislação do País. 

A atividade desenvolvida pela Comissão de Ética é preservada pelo sigilo. As infrações aos Estatutos e a este Regimento, terão resoluções finais na Assembleia Geral. Às infrações à Ética profissional, e às questões de prática psicanalítica serão submetidas à Comissão de ética.

Às decisões da Comissão de Ética cabem recursos à Assembleia Geral e às normas de Direito específicas da legislação do País.
As punições impostas serão as discriminadas no ARTIGO 15o, PARÁGRAFO 1o E INCISOS I à IV do Estatuto do Núcleo.
O Membro eleito para a Comissão de Ética deverá ser votado juntamente com o Conselho Diretor em AGO, e participará desta Comissão durante tal mandato.

Comissão de Patrimônio

Tem por objetivo cuidar do patrimônio do NPMR bem como programar a construção da sede no terreno já adquirido.

Comissão de Patrimônio
Coordenador: José Antônio Pavan
japavan@terra.com.br

Comissão de Publicação
e Informática
Coordenadora: Heloisa Helena Boechat
heloisabboechat@gmail.com
Auxiliar: Carolina C. Mesquita

Comissão de Publicação e Informática

Essa comissão pretende através dos instrumentos de comunicação existentes estabelecer um vínculo com todas aquelas pessoas que tenham interesse em conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho, e obter informações sobre as atividades científicas e culturais promovidas pelo Núcleo. Também pretende criar um canal de comunicação entre os membros do Núcleo funcionando como um fator de convivência e integração.

Comissão de Serviços à Comunidade

Destina-se a formação, informação e encaminhamento para atendimento psicoterápico. Para isso conta com três subcomissões: 
Serviço de Orientação e Encaminhamento (SOE), Curso de Formação em Psicoterapia Psicanalítica (CFPP) e Comissão Científica e Divulgação da Psicanálise.

Comissão de Serviços
à Comunidade
Coordenadora: Ligia Mara de C. Ortolan
ligiaortolan@yahoo.com.br
Auxiliares: Luiza Fogaça e
Fatima de Paula Gonçalves

 

 

Comissão de Orientação e Encaminhamento (SOE)

O Serviço de Orientação e Encaminhamento (SOE), faz parte da Comissão de Serviços à Comunidade do Núcleo de Psicanálise de Marília e Região NPMR.

Este serviço foi formado em 1998. Através da iniciativa de alguns profissionais ligados ao Núcleo, originou-se com o objetivo de orientar e encaminhar pessoas interessadas em atendimento psicoterápico de orientação psicanalítica à profissionais que atendem a um preço acessível. Esses profissionais são agregados ao NPMR e/ou estudantes do Curso de Formação em Psicoterapia Psicanalítica do Núcleo.

O SOE beneficia a comunidade através de seu serviço de qualidade, bem como proporciona ao profissional que está se especializando em psicoterapia psicanalítica a possibilidade de atender essas pessoas que estão interessadas em realizar acompanhamento psicoterápico.

O serviço é composto por um coordenador, um auxiliar e um assistente social que trabalham de modo a tornar possível a efetivação do processo, isto é, orientar, encaminhar os pacientes e capacitar os profissionais para a realização dos atendimentos clínicos.

O profissional vinculado a prestação de serviço pelo SOE assume a responsabilidade pelo paciente que o procura. Para isso é capacitado em sua formação clínica, teórica e técnica através dos diversos cursos oferecidos pelo Núcleo. Existem também as reuniões científicas do serviço que ocorrem mensalmente onde o profissional recebe capacitação durante o decorrer do ano, tendo possibilidade de ampliar e aprofundar seu trabalho clínico.

Atualmente além da capacitação que os profissionais recebem e o atendimento clínico que oferecem, participam de duas novas subcomissões formadas pelos mesmos. São elas: científica e de divulgação.

A subcomissão científica encarrega-se de produzir textos psicológicos orientativos para a comunidade que são postados no facebook e site do Núcleo, como também realiza palestras psicológicas em EMEIs e EMFs para o corpo docente e pais.

A subcomissão de divulgação realiza visitas em instituições onde apresenta o serviço através de palestras psicológicas orientativas. Além das visitas, utiliza os meios de comunicação para a divulgação do serviço através de palestras.

Essa parceria entre profissionais e comunidade resulta na disseminação da psicanálise e seus benefícios ao sofrimento humano vivido por aqueles que a procuram.

Av. Rio Branco, 1132 • 2º Andar • Sala 21
Ed. Rio Negro Center | Sen. Salgado Filho
Marília | São Paulo | CEP: 17502-000
Telefone: (14) 3413-3307 | (14) 99614-6782